Incentive!


Vocês sabiam que os pais podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Alias, os pais são fundamentais nesse momento. Não estou falando aqui de ensinar fortemente, como um professor, a criança a ler e a escrever, mas sim de deixar o ambiente familiar/doméstico e/ou atividades rotineiras, como um passeio, mais "alfabetizador". 



Trata-se de pequenas e simples atitudes do cotidiano, veja algumas a seguir que eu andei aprendendo com algumas leituras: 

1- Ser um modelo de leitor:



Aquela velha história de que criança segue o modelo dos pais é pura verdade, por isso, pais leitores fazem toda a diferença. Não basta ter uma estante de livros, é importante que a criança veja os pais escolhendo livros nessa estante para ler,  comentando da leitura, etc., dessa forma a criança está presente em um ambiente estimulador de leitura..

2- Aproveitar as situações da rua:




Entrar em uma livraria pode ser prazeroso e divertido, mostrar alguns livros para as crianças, ler alguns trechos, ler a capa, etc. Também é possível aproveitar outras situações de rua, como ler uma placa, panfleto e até o letreiro do ônibus. 

3- Apontar outros materiais escritos




Brinquedos de letras e números, jogos, e outras atividades similares podem e devem estar no ambiente de convivência da criança, desde que ela entenda a função do objeto, brinquedo ou jogo e que seja inserido dentro de uma função comunicativa real.

4- Ler histórias




Ler para as crianças pequenas é fundamental, alguns especialistas acreditam que quando uma mãe lê uma história para uma criança, ela é leitora junto com a mãe. É interessante ler a mesma história várias vezes, pois é importante para a criança recontar aquela história em um outro momento e passar as páginas no momento certo. A importância de ler para uma criança antes mesmo dela ser alfabetizada está ligada com a relação que podem fazer com a linguagem falada, as funções da escrita, a função de cada gênero, a estrutura do texto, feito por palavras separadas que formam uma frase, etc.


5- Mais dicas:

- Deixar bilhetes ou cartas
- Explorar rótulos de embalagens 
- Fazer lista de compras
- Montar uma agenda telefônica

Enfim, são várias opções, mas é importante respeitar sempre o ritmo da criança, incentivar e motivar não significa que o processo será acelerado, cada criança possui seu ritmo, o importante é aproveitar as situações para continuar incentivando. 


Por hoje é só.
Beijos

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright 2009 Para Duda. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy